Ingredientes
1 Peça grande de filé mignon (a minha tinha 2,33 kg)
2 dentes de alho socados
Sal a gosto
1 colher (sopa) de molho inglês de qualidade (usei o Lea & Perrins, Worcestershire Sauce)
1 boa pitada de pimenta do reino preta moída na hora
1 boa pitada de pimenta calabresa seca (opcional)
2 colheres (sopa) de óleo de cozinha
(Acessórios: 1 pedaço grande de barbante, para amarrar a carne, papel alumínio e uma assadeira grande)
Preparo
Corte a carne ao longo de toda a extensão, como se quisesse fazer uma manta de carne, ou um peça do vestuário da Lady Gaga, rsrs. Para isso, depois de abrir o 'rolo', faça cortes superficiais ao longo da peça e depois bata nela com o martelo próprio (com delicadeza!), para fazer com que fique plana. Eu tirei aquela parte da extremidade que não faz parte do 'rolo' e guardei-a para outros fins, de modo que a peça deve ter ficado com uns 2kg. Tempere a manta com a mistura dos temperos acima (exceto o óleo) e ponha a carne de lado, para que absorva os temperos.
Recheio
Ingredientes
6 fatias de pão de forma sem casca
1 cenoura não muito grande (cerca de 120g) sem casca e ralada (na parte do ralador que parece escamas)
2 colheres (sopa) de bacon defumado picado
1 linguiça calabresa defumada (de boa qualidade) picada (cerca de 200g)
1 cebola pequena sem casca picada
1/4 de xícara (chá) de passas sem sementes previamente aferventadas e bem escorridas
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho (ou outro) picado
1 colher (sopa) de óleo de cozinha
Numa panela, esquente o óleo e frite nele o bacon e a linguiça. Descarte o excesso de gordura gerado durante a fritura e acrescente a cebola. Deixe que doure ligeiramente. Adicione a cenoura e o pimentão e deixe que cozinhem por 1 minuto. Apague o fogo e junte as passas. Ponha a panela de lado para que o recheio esfrie um pouco. Enquanto isso, passe um rolo de massas sobre as fatias de pão para achatá-las.
Montagem
Ligue o forno em 180ºC.
Distribua o pão ao longo da manta de carne, deixando as fatias unidas umas às outras. Espalhe, cuidadosamente, o recheio sobre o pão e enrole a carne como um rocambole, metendo as pontas dentro do tubo. Amarre o rolo de carne, em toda a extensão, com o barbante, para que o tubo mantenha a forma, e o recheio não escape, enquanto a carne assa. Unte a carne com uma colher do óleo e a assadeira com o restante. Enrole a carne com um pedaço grande de papel aluminio e leve-a ao forno por 1 hora. Após isso, tire o papel e recolha o líquido existente na assadeira e reserve-o. Ponha a carne de volta no forno e deixe que fique até dourar (no meu forno levou mais 1 hora!). Enquanto isso, faça o molho.
Molho
1 cebola pequena ralada
1 colher (sopa) de óleo de cozinha
raspas dos 'queimados' existentes na assadeira
o líquido recolhido da assadeira (que se deprendeu da carne)
1/2 xícara (chá) de cerveja preta ou vinho tinto (opcional)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Preparo
Frite a cebola no óleo. Junte o líquido recolhido da assadeira e os 'queimados' raspados da assadeira. Deixe que cozinhem por dois minutos. Tire a panela do fogo e passe a mistura por peneira. Dilua a farinha num pouquinho de água e junte-a ao molho. Acrescente a cerveja ou vinho e leve tudo ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Sirva o molho sobre a carne.
Notas:
1 - O que chamo de 'queimados' são aquelas substâncias amarronzadas que vão se soltando da carne e se fixando na assadeira.
2 - O Molho pode ser feito de outra maneira, ao gosto de quem o faz.