Suspiros na Cozinha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de coletaneas culinárias virtuais
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Congelamento de alimentos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 7770
Data de inscrição : 27/08/2010

Congelamento de alimentos  Empty
MensagemAssunto: Congelamento de alimentos    Congelamento de alimentos  EmptyQui 7 Nov - 23:58

Congelamento de alimentos  Z

O congelamento de alimentos é mais uma facilidade da vida moderna.
Auxilia na tarefa de cozinhar, pois, de uma só vez, é possível preparar
vários pratos, até mesmo refeições completas e congelá-las com toda
praticidade. Outra vantagem é ter sempre a mão frutas e verduras
fresquinhas, mesmo fora de safras.
Confira as dicas de congelamento e desfrute de uma alimentação saudável e
nutritiva.
O congelamento não melhora a qualidade inicial dos alimentos, apenas os
mantém.
Ao comprar alimentos já congelados verifique se há acúmulo de gelo entre
o produto e a embalagem, isto é sinal de que houve um descongelamento e
posterior recongelamento. Não compre.
Resfrie rapidamente os alimentos que foram preparados a quente ou que
estão em temperatura ambiente antes de irem para o freezer.
Congele sempre que possível, porções menores de alimentos, pois isto
facilita o resfriamento, o descongelamento e o consumo.

Pratos prontos 

Arroz

O arroz pode ser congelado já pronto. Refogue-o com os temperos de sua preferência, cozinhe pelo tempo necessário e deixe esfriar.  Embale em sacos ou potes plásticos com tampa. Descongele em banho- maria ou no microondas.O tempo de armazenamento é de dois meses.  
Sopas e ensopados congelados Ao preparar sopas e ensopados para congelar, refogue as carnes com os temperos, acrescente os legumes e só depois o macarrão, que deve ser cozido por três minutos apenas, para não ficar muito mole. Coloque a panela em recipiente com água gelada para interromper o cozimento e esfriar.Distribua em potes plásticos, em porções que possam ser consumidas em uma única refeição. Armazene no freezer por até três meses.  

Congelamento de massas como lasanha, canelone e rondelli Monte qualquer uma das massas em um refratário forrado com papel filme. Substitua o amido de milho por farinha de trigo, no caso de usar molho branco, a consistência fica melhor. As massas podem ser congeladas cruas ou já assadas, no refratário em que foram montadas. Se preferir, após duas horas de freezer, retire do recipiente e embale em saco plástico, retirando o excesso de ar. Conserve-as congeladas por três meses.
Panquecas  As panquecas podem ser preparadas em grande quantidade e congeladas já recheadas, com molho ou só os discos. Sempre que você receber visitas inesperadas ou estiver sem tempo para cozinhar, terá uma refeição completa prontinha para saborear. Quando congelar somente os discos, separe-os com filme plástico, para que não fiquem grudados.  As massas recheadas podem ser congeladas em potes plásticos ou mesmo no refratário em que foram montadas, coberto com papel filme. O tempo de armazenamento para as panquecas é de três meses.  

Purê de batatas As batatas cozidas, inteiras ou em pedaços, não conservam a mesma textura após o congelamento. Já como purês, ficam perfeitas. Depois de cozidas, amasse as batatas ainda quentes e acrescente um pouco de manteiga e leite, para que o purê não escureça com o processo. Misture bem os Ingredientes e esfrie o purê em recipiente com água gelada. Embale as porções em sacos ou potes plásticos com tampa e consuma em dois meses.  

Assados: praticidade no preparo e congelamento Sempre que for preparar carnes assadas, aproveite a temperatura do forno e asse vários pedaços de uma só vez. Após o preparo, você pode congelá-las e consumir sempre que quiser, com toda praticidade. Deixe esfriar e embale o assado inteiro ou fatiado, em sacos ou potes plásticos com tampa.  O molho pode ficar junto ou em potes separados. Os assados poderão ficar congelados por dois ou três meses.  
 
Congelamentos Diversos  
Caldo  Prepare-os concentrados e guarde em forminhas de gelo. Depois de congelados e desenformados, embale em sacos plástico Descongele direto no fogo ou no microondas. Prazo: 6 meses  
Claras  Congele ao natural, em forminhas de gelo. Quando endurecerem, desenforme e embale em sacos de polietileno. Duas colheres de sopa equivalem a uma clara. Descongele no refrigerador ainda embaladas. Prazo: 6 a 8 meses 

Feijão, feijoada, lentilha e grão de bico Preparem da maneira habitual sem deixar os grãos amolecerem muito. Resfrie e embale. Descongele direto no fogo ou no microondas.  Grãos: 3 meses; Feijoada: 1 mês  
Ovos  Não podem ser congelados na casca pois arrebentam devido à expansão interior. As gemas devem ser separadas das claras, porém pode-se também congelar o ovo inteiro ligeiramente batido. Pode-se adicionar sal ou açúcar nas gemas (uma pitada) conforme o uso que delas se fará. Nas claras não é necessário adicionar nada e quando descongeladas, ficam em ponto de neve depois de bem batidas. Podem-se embalar as gemas, claras ou ovos misturados em recipientes rígidos, copos plásticos, forminhas de gelo, etc.. Descongelamento lento, em recipiente tampados no refrigerador, é o mais indicado; às claras podem ser batidas ainda geladas.Prazo: 6 a 8 meses  


Descongelamento de alimentos  

Descongelar alimentos O processo de descongelamento faz com que os alimentos voltem ao seu estado anterior, com o mesmo sabor, umidade e características. Com técnicas muito fáceis, em poucos minutos você terá pratos prontinhos para as mais deliciosas refeições.  
Pratos prontos O descongelamento de massas é prático e simples ,pode ser realizado no refrigerador, em temperatura ambiente (com o recipiente ainda fechado), no forno do fogão, ou se você preferir no microondas. Nesse último caso, selecione o peso da porção, que o equipamento calculará automaticamente o tempo necessário para o processo. A tecla descongelar do microondas descongela sem alterar o alimento. Muito cuidado na hora de descongelar porções que estão em recipientes de vidro, pois o choque térmico pode trincar o recipiente.  

Nhoque 
Para descongelar nhoque, você pode deixá-los por 12 horas na geladeira e depois levar ao forno para aquecer, ou descongelar no microondas na potência média/alta.O tempo vai variar de acordo com o tamanho da porção.   

Aves  
Descongelem as aves 24 horas antes do tempo necessário para prepará-las. No refrigerador,descongela de forma lenta, preservando todas as proteínas e os nutrientes.Lembre-se de não misturar porções congeladas com as descongeladas, para que uma não interfira na conservação da outra. Neste caso, coloque-as em qualquer outra prateleira.  As prateleiras são removíveis, o que permite que você coloque peças grandes de carnes para descongelar.  Só retire da embalagem quando a porção estiver totalmente descongelada e descarte todo o líquido que soltar.  

Carnes 
O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados. Não retire da embalagem em que foi congelada e nem mergulhe a carne na água para acelerar o processo, pois poderá ocorrer a contaminação por bactérias. Descarte todo o líquido e o sangue que a carne soltar.  Lembre-se de não misturar porções congeladas com as descongeladas, para que uma não interfira na conservação da outra. Neste caso, coloque-as em qualquer outra prateleira.  
Frutas As frutas podem ser consumidas antes de estarem totalmente descongeladas. Para isto, retire as porções do freezer e deixe-as no refrigerador por, em média, 4 horas.  

Ovos  
O descongelamento de ovos crus e laticínios obtêm melhores resultados quando este é feito no refrigerador. A manteiga descongela no refrigerador em até 4 horas. Os ovos crus, depois de descongelados, poderão ser usados da mesma maneira que os frescos. Lembre-se de que os ovos cozidos não devem ser congelados.  

Leite 
Para o leite também é o melhor processo. No descongelamento pode ocorrer a separação do leite e da gordura. Será preciso misturá-lo para que recupere a homogeneidade natural.    
Queijos  Os queijos precisam de um descongelamento lento, para que voltem ao seu estado original, com a mesma textura, aroma e sabor. Devem ficar no refrigerador por 24 horas e mais 4 em temperatura ambiente antes de serem consumidos. O queijo ralado não endurece com o congelamento. Como permanece solto, pode ser usado assim que for retirado do freezer.  

Peixes

 Sempre que um alimento for retirado do freezer e armazenado em compartimentos com temperaturas superiores a 12º C, ele irá descongelar. Você pode usar esta técnica colocando peixes, crustáceos e moluscos no refrigerador até que descongelem. O ideal é programar o descongelamento sempre 24 horas antes do consumo. Aguarde o total descongelamento para então cozinhá-los ou assá- los. Os peixes apresentam um forte odor característico, que pode se instalar no refrigerador.  

Descongelamento de tortas O ideal é congelar a torta sem a decoração e decorá-la um pouco antes de servir. Mas, se você já tem uma torta decorada no freezer, ela pode ser descongelada em temperatura ambiente ou na geladeira, o que levará um pouco mais de tempo. Lembre-se de retirar a embalagem para não estragar a decoração. Como todo prato congelado, ela deve ser consumida entre 1 ou 2 dias depois de descongelada. Para as tortas industrializadas, siga as instruções indicadas pelo fabricante na embalagem.

créditos- Isamara Amâncio
Ir para o topo Ir para baixo
https://suspirosnacozinha.forumeiros.com
 
Congelamento de alimentos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aprenda a conservar os alimentos por mais tempo
» Truques espertos para conservar alimentos por mais tempo
» Descongele Alimentos Rapidamente
» APOSTILA DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS
» Macete para secar os alimentos fritos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Suspiros na Cozinha :: Dicas-
Ir para: