Suspiros na Cozinha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum de coletaneas culinárias virtuais
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Glutamato monossódico

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 7770
Data de inscrição : 27/08/2010

Glutamato monossódico Empty
MensagemAssunto: Glutamato monossódico   Glutamato monossódico EmptySex 31 Ago - 0:32

Glutamato monossódico Images?q=tbn:ANd9GcTSUmVsfNlM-nRaYr2_y7dbvc808I73orfpjN47omOrzqAwgayR-Q


O Glutamato Monossódico (MSG) é o sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido presente em todas as proteínas animais e vegetais.

Muito utilizado na indústria alimentícia, o MSG cria um sabor suave, rico e encorpado e pode ser adicionado em carnes, peixes, frangos, vegetais e frutos do mar, sendo que em muitos países é usado como tempero de mesa. Ainda, em certos alimentos, o MSG pode ajudar a reduzir o conteúdo de sódio sem comprometer o gosto. O MSG contem apenas um terço da quantidade de sódio em comparação ao sal de cozinha.

“O glutamato monossódico pode levar a liberação de acetilcolina (substância química estimulante da função muscular); bem como inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais.
Trata-se de um aditivo colocado no alimento, para realçar o seu sabor ( Aji-no-moto, caldo Maggi, caldo Knorr e também o famoso ZAZÓN ). Entra na fabricação de uma diversidade de gostosuras, sendo também muito usado pelos chineses e orientais no preparo de sua comida.
Não se sabe ao certo quantas pessoas são sensíveis ao glutamato monossódico. Sabe-se, contudo, que se essas pessoas evitarem ingerir essa substância, poderão ter uma redução substancial de suas enxaquecas.
O glutamato monossódico também é freqüentemente encontrado na composição do molho shoyu, aquele da comida japonesa. Ao comprar o seu shoyu, muita atenção ao rótulo! Hoje já se encontra disponível no mercado versões de shoyu com fermentação natural e SEM glutamato monossódico.” http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081018065755AATv7M3

De modo semelhante ao vinagre, molho de soja e iogurte, o MSG é produzido através de processos fermentativos de matérias primas de origem natural como são o melaço da cana de açúcar, açúcar de beterraba ou do amido obtido da tapioca ou de cereais.

O glutamato naturalmente encontrado em alimentos e o glutamato derivado do MSG são idênticos e são absorvidos e metabolizados da mesma maneira pelo corpo humano. Por exemplo, não existe diferença entre o glutamato livre encontrado naturalmente nos cogumelos, queijos e tomates e o glutamato livre proveniente do MSG, de proteínas hidrolisadas ou do molho de soja (shoyu) produzidos industrialmente. Além disso, glutamato é encontrado em abundância no leite materno humano, em níveis dez vezes superiores aos encontrados no leite de vaca. Como resultado, a criança em fase de amamentação consome grande quantidade de glutamato, por quilo corpóreo, do que em qualquer outra fase de toda sua vida.
Ir para o topo Ir para baixo
https://suspirosnacozinha.forumeiros.com
 
Glutamato monossódico
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Suspiros na Cozinha :: Glossário-
Ir para: